JOÃO CALVINO

PERSONAGENS DA HISTÓRIA

João Calvino

JOÃO CALVINO

Foi na cidade de Noyon em 10 de Julho de 1509 que João Calvino nasceu. Quando criança Calvino recebeu um beneficio eclesiástico na catedral, capelania de La Gésine, que o ajudou a custear seus estudos, ao qual se dedicou bastante. Estudou na mesma escola dos nobres de sua cidade, posteriormente foi para Paris e aprendeu Humanidades, Latim, Gramática, filosofia e teologia.

Depois de concluir sua licenciatura em Artes e bacharelado em Direito foi estudar literatura clássica. Em 1533 Calvino foi convertido e no final desse ano teve que fugir de Paris por causa de sua fé.

No mês de Março de 1536 ele publicou a primeira edição da então conhecida obra “Institutas”, cuja a introdução era uma carta dirigida ao rei Francisco I da França, em favor dos evangélicos perseguidos. Sua vida após a conversão tornou-se cheia de perigos que o forçavam a mudar-se de cidade. Em uma dessas mudanças ele foi parar em Genebra mas logo foi expulso.

Em 1538 Calvino foi para foi para Estrasburgo, onde residiu por três anos e pastoreou uma pequena igreja de refugiados franceses. Nesse período ele escreveu um comentário sobre Romanos, lecionou em uma escola que serviria de modelo para a futura Academia de Genebra, participou de conferencias e casou-se com uma viúva paroquiana chamada Idellete de Bure.

No final do período de três anos que ele passou em Estrasburgo, o governo municipal de Genebra passou a ser controlado por amigos de Calvino, esses o convidaram a voltar para Genebra. Em 1541 Calvino foi nomeado pastor da Antiga catedral de Saint Pierre. Ele se esforçou para tornar Genebra uma cidade cristã, tal esforço o fez travar lutas com as autoridades e famílias influentes (libertinos). Também enfrentou alguns adversários teológicos, o mais famoso foi o médico espanhol Miguel Serveto que negava a existência da trindade. Em 1555 os libertinos foram derrotados e os conselhos municipais passaram a ser constituídos por homens que o apoiavam. Ele nunca ocupou cargo governamental mas exerceu grande influencia sobre a comunidade no aspecto moral, eclesiástico entre outros. Ajudou na criação de escolas, hospitais acessíveis a todos e em instituições de assistência a pessoas humildes. A Academia de Genebra foi inaugurada em 1559.

Antes de sua morte, em 27 de Maio de 1564, aos 55 anos ele pediu para ser sepultado discretamente em um local desconhecido, afim de evitar homenagens após sua ida ao seio do Pai.

Fonte: http://www.upa.org.br/personagem-1445933992-joao-calvino

Sobre o autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: