MARTINHO LUTERO

PERSONAGENS DA HISTÓRIA

Martinho Lutero

MARTINHO LUTERO

Martinho Lutero nasceu em 10 de novembro de 1483 na cidade de Eisleben (Turíngia), sendo o primogênito do casal Hans Luther e Margarete Ziegler Luther. Foi batizado no dia seguinte com o nome do Santo do dia.
Seu pai era um pobre mineiro; e sua mãe, todo dia trazia lenha nas costas, sacrificando-se para poder dar uma boa educação para os filhos. Tinham uma vida extremamente penosa.

Lutero estudou em escolas católicas. Ele custeava seus estudos como integrante do coro que cantava diante das casas da cidade, recebendo gorjetas e alimentos. Em 1501 tornou-se estudante da faculdade de Direito de Erfurt.

Em 2 de Julho, em 1505, voltando para casa, foi surpreendido por um temporal muito grande e assustador. Um amigo, ao seu lado, foi morto por um raio. No meio dessa aflição Lutero prometeu “Ajude-me, Santa Ana, e me tornarei monge”. Mais tarde ele se arrependeu da promessa que fez, porém, manteve-se firme e cumpriu. Seu pai, ao saber que ele deixaria a Faculdade de direito, muito se irou.

Lutero se esforçava para ser um monge zeloso, porém muitas dúvidas habitavam em sua mente. Uma delas era quanto à faculdade humana de tornar-se justo perante Deus mediante as boas obras.
Em 1510, aos 27 anos, fez uma viagem para Roma, onde ficou completamente desiludido em suas expectativas, o que o fez ficar mais atormentado a respeito de suas dúvidas.

A aflição de Lutero somente encontrou resposta no dia em que encontrou na Bíblia a certeza de que não há como alguém merecer o favor de Deus por causa de alguma coisa que faz; que a única forma de alguém obter o favor Deus é através da fé em Jesus Cristo; que é através da fé em Jesus que os pecados são perdoados por Deus. Este entendimento, conhecido como a doutrina da justificação pela fé, tornou-se um dos pilares do pensamento religioso de Lutero.

A Igreja Romana da época costumava dizer que algumas pessoas possuíam mais méritos do que tinham necessidade para serem salvas. Por isso, o “mérito extra” dessas pessoas poderia ser transferido – especialmente através de pagamento – para pessoas cuja salvação era duvidosa. Lutero protestou contra esta prática, chamada de indulgência. Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou uma série de críticas – que se tornaram conhecidas como 95 Teses – na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. As Teses eram um protesto contra o abuso da autoridade do Papa, especialmente no sentido de desafiar o Papa a esvaziar de graça o purgatório, já que diz controlá-lo. Lutero também negou o ensino do “mérito extra” que estava por trás das indulgências. Segundo Lutero, o verdadeiro tesouro da Igreja é o Evangelho – a proclamação do amor de Deus. A Igreja Romana ordenou que Lutero se apresentasse em Roma para responder às acusações de heresia. Sabendo do caso, o Príncipe da Saxônia, Frederico o Sábio, interveio e insistiu que a audiência de Lutero fosse realizada em solo alemão. Como resultado, uma Dieta Imperial foi realizada na cidade de Augsburgo, em 1518. Lutero se recusou a mudar de opinião. Temendo ser preso, fugiu de Augsburgo. As idéias de Lutero logo encontraram adeptos em todas as regiões da Alemanha, e mesmo fora dela. A resposta do Papa à situação foi uma bula (ordem papal), ameaçando Lutero de excomunhão, caso não se retratasse. Em protesto, ele queimou publicamente a Bula e foi excomungado em janeiro de 1521. Em junho de 1525, Lutero casou-se com Catarina de Bora, uma ex-freira. Os dois tiveram seis filhos e abrigaram onze órfãos. Lutero publicou cerca de 400 obras durante a sua vida, incluindo comentários bíblicos, catecismos, sermões e tratados. Também escreveu hinos para a Igreja. Parte de suas obras estão publicadas em diversas línguas modernas.

Lutero faleceu de derrame cerebral em 1546, aos 63 anos de idade, em sua cidade Natal, Eisleben. Seu corpo foi sepultado na Igreja do Castelo de Wittenberg, onde, cerca de 30 anos antes, havia afixado suas 95 Teses.

Fonte:http://www.upa.org.br/personagem-1453578323-martinho-lutero

Sobre o autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: