Breve História da Igreja Presbiteriana Filadélfia

Origem da Igreja Presbiteriana Filadélfia

No primeiro semestre de 1990, foi recebido pelo conselho da Igreja Presbiteriana de Heliópolis um grupo de jovens, oriundos da Igreja Presbiteriana Fundamentalista Monte Sinai, que passou a reunir-se durante os dias da semana na residência dos irmãos; Odete Correia Braga e seu filho Moisés Braga, na Rua Diário de Pernambuco bairro de Heliópolis Garanhuns.

No mesmo ano passamos a congregação da referida igreja, após dois anos na residência dos irmãos Odete e Moisés, mudamos para COHAB I Rua L na residência da irmã Doraci Batista, onde passamos seis meses, no segundo semestre de 1992, passamos a funcionar com endereço fixo, no bairro de Heliópolis loteamento Jardim Petrópolis, Rua Tobias Barreto nº 30 – Garanhuns-PE.

A Congregação Filadélfia nos anos 90

Era um grupo de aproximadamente, trinta pessoas, em sua maioria jovens, e contávamos com o apoio das irmãs Odete Braga, Nair Maria dos Santos e Doraci Batista, que nos ajudaram na caminhada.

O primeiro evangelista da Congregação foi o irmão Claudionor Evangelista dos Santos, outros irmãos cooperaram com o trabalho em seu início como o seminarista e atualmente pastor Hamilton Rodrigues, o missionário Neto Terra Nova¹.

Com o apoio da Igreja Presbiteriana de Heliópolis no período do pastorado do Rev. Maely Ferreira Vilela a Congregação se fortaleceu e começou a crescer então foi organizada Junta Administrativa que era composta pelos seguintes irmãos: José Cícero da Silva, José Antônio Felix, Moisés Braga Júnior, Matosalém Evangelista  e pelo Seminarista Samuel Vitorino da Silva².

No pastorado do Rev. José Ernando Pereira de Vasconcelos  a Igreja Presbiteriana continuou apoiando os trabalhos da congregação. No ano 2000 a Congregação teve como pastor o Rev. Luiz Carlos Bueno que trabalhou com os irmãos. Em 2001 recebeu o missionário Carlo Ribeiro Novais.

 No dia 11 de fevereiro de 2001 a mesa administrativa recebeu a presença do Conselho da Igreja Presbiteriana de Heliópolis (ata de nº7 da Junta administrativa), constando com a presença do Rev. José Ernando Pereira de Vasconcelos, Pb. Hercílio Jorge Rodrigues de Melo e Pb. José Teixeira Vilela e registra-se um voto de apreciação pela aquisição de 10 bancos de madeiras do IBN. O missionário continuou na liderança da Congregação até o mês de setembro do ano dois mil e dois (09/2002).

A última reunião da Junta Administrativa da Congregação Presbiteriana Filadélfia aconteceu no dia 11 de setembro de 2002 e sob a presidência do missionário Carlo Ribeiro Novais e dos membros Pb. Moisés Pereira Braga Júnior, dos diáconos José Cícero da Silva e Antônio Felix da Silva e do irmão Matosalém Evangelista dos Santos, onde decidiram concluir a frente do templo, adquirir oito bancos plásticos para uso do Departamento Infantil bem como a pintura da classe térrea do Departamento Infantil³

   A Organização da Igreja Presbiteriana Filadélfia

Com o crescimento e fortalecimento da Congregação Presbiteriana Filadélfia o Presbitério de Garanhuns decidiu organizá-la em Igreja. E as dezenove horas e quarenta minutos do dia 28 de setembro de 2002 no salão de cultos da Congregação Presbiteriana Filadélfia, reuniu-se a comissão executiva do Presbitério de Garanhuns sob a presidência do vice-presidente Pb. José Antônio Lima de Araujo, verifica-se a presença dos seguintes membros membros da mesa: Rev. Irineu ferreira da Silva secretário Executivo, Rev. Alexander Oliveira Paes segundo secretário, Rev. José Ernando Pereira de Vasconcelos tesoureiro e ausentes o presidente Rev. Edson Dantas de Oliveira e do primeiro secretário Presb. José Barbosa da Silva Neto, conforme cópia da ata de organização da igreja abaixo.

Ata de Organização da IP Filadélfia

Eleição dos Oficiais – Foram eleitos os seguintes presbitteros: José Cícero da Silva, Warcy Ubirajara Alves e Matosalém Evangelista e diáconos: Rogério Natalício, Edivaldo Vicente e Jocinaldo Bezerra, estes foram os primeiros oficiais da Igreja Presbiteriana Filadélfia.

Pastores da Igreja Presbiteriana Filadélfia

O primeiro pastor da nova igreja foi o Rev. José Ernando Pereira de Vasconcelosdesignado pelo presbitério. No dia 13 de novembro de 2002 em sua segunda reunião o conselho decidiu marcar a eleição pastoral para o dia  oito de dezembro de 2002 e apresentou o nome do Rev. Suetônio  de Souza Leão Araujo como candidato do conselho, e fora dada oportunidade a igreja para apresentação de nomes até o dia 30 de novembro de 2002. Os membros da igreja apresentaram o nome do Rev. Esdras Cordeiro e Silva. A eleição seria para um período de  de dois anos. Mas o pastor Suetônio como a pastor Esdras terminaram não concorrendo a eleição. A assembleia foi realizada ás 21:00 do dia 22 de dezembro de 2002 foi constatado a presença de 23 membros comungantes onde foi eleito o Bel. Francisco das Chagas dos Santos.

1-Rev. José Ernando Pereira de Vasconcelos (28/09/2002 a 12/2002)- designado pelo PGAR.

2-Rev. Francisco das Chagas dos Santos (2003 a 2004) O primeiro pastor eleito e segundo pastor da IP Filadélfia foi o Rev. Francisco das Chagas dos Santos o qual pastoreou a igreja até ano dois mil e quatro.

3- Rev. Mariano Alves Júnior (2005 a 2010) – No pastorado do Rev. Mariano a igreja se fortaleceu e se consolidou. No seu pastorado a igreja fundou o Projeto Social CBCE(Café na Barriga Cabeça na Escola) depois Projeto Barnabé, e o Projeto Novos Campos.

4-Dr. Rev. Jayme Barros de Oliveira pastor colaborador deste o pastorado do Rev. Mariano Alves até o ano 2018 quando foi chamado a presença do Pai Eterno

5- Rev. Eli Vieira Filho pastor efetivo de 2011 até hoje

IGREJA PRESBITERIANA FILADÉLFIA 15 ANOS 

No dia 28 de 2017 a Igreja Presbiteriana Filadélfia completa 15 anos de organização e pela graça de Deus continua crescendo e se fortalecendo, hoje tem mais de 160 membros comungantes e não-comungantes (sede e congregações) e atualmente vários irmãos estão envolvidos trabalhando, como você pode ver:

CONSELHO – Pastores: Eli Vieira Filho ( Pastor Efetivo), Dr. Jayme Barros de Oliveira (pastor colaborador);Presbíteros: César Henrique, Pedro Izídio, José Cícero, Matosalém Evangelista e Diego Batista. Presbíteros em disponibilidade: Romualdo Carlos e Warcy Ubirajara.

JUNTA DIACONAL – Diáconos: Antônio Pereira, Edvaldo Vicente, Gildo Libório e Jonas Vilela. Diáconos em disponibilidade Jocinaldo Bezerra, Ednaldo e Antônio Sávio.

ZELADORIA DA IGREJA-Silvana Martins

BOLETIM INFORMATIVO – Antônio Pereira e Shirley Pereira.

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: SUPERINTENDENTES:  Josenaide Vilela, Diego Batista e Rosana.SECRETÁRIO (A)S DA EBD- Marta Almeida e Rosângela Fidelis. PROFESSORES DA EBD-Pr. Eli Vieira, Pr. Jayme Barros, Presb. José Cícero, Samuel Vieira, Simone Carvalho, Claudia Carvalho, Taciana Vilela, Silvana Martins, Presb. César Henrique, Edson Cabral, Silvana Martins, Josélia Moraes e Tiago Evangelista.

CLASSE DE CRIANÇAS DO CULTO A NOITE-  Josenaide Vilela, Josélia, Sabrina Vilela, Fernanda, Raquel Almeida, Cida Pontes, Maria Goretti, Eliane Ferreira, Débora Pontes.

COORDENADORAS DO DEPARTAMENTO INFANTIL- Maria Goretti Vieira e Selma Morais;

SOCIEDADES DA IGREJA: UPH (UNIÃO PRESBITERIANA DE HOMENS)-Presidente   Presb. César Henrique,  Vice- Gildo Libório,1º Secretário : Antônio Arcadium, 2º Secretário  Pedro Izídio e Tesoureiro  Jonas Vilela pastor Jayme Barros. SAF (SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA) – Presidente: Gecy Lopes, Vice-presidente: Diolinda Marques,1ª Secretária: Maria Goretti França, 2ª Secretária : Silvania Martins e Tesoureira: Maria Alexandra e conselheiro o presb. Romualdo Carlos. UMP (UNIÃO DE MOCIDADE PRESBITERIANA) Presidente: Tiago Evangelista, Vice-presidente Sabrina Vilela, 1º Secretária Debora Pontes, 2º Secretário Carlos Richards e Tesoureiro Filipe Carvalho e conselheiros Taciana Vilela, Jonas Vilela e Samuel Vieira. UPA (UNIÃO PRESBITERIANA DE ADOLESCENTE)-Presidente Maria Júlia, Vice-presidente Eli Neto, Secretário Djair Vasconcelos e Tesoureiro Wildson Matheus e orientadores Claudia Carvalho e . UCP (UNIÃO DE CRIANÇAS PRESBITERIANAS) –Presidente Neto Vasconcelos, Vice-presidente Miguel Carvalho, Secretário(a) Iuriele Pinto e Tesoureiro Sávio e orientadora Diolinda Marques.

EQUIPE DE MÚSICA E LOUVOR –  Pedro Izídio, César Henrique, Pedro Henrique, Reginaldo Pontes, Filipe Carvalho, João Marcos, Carlos Richards, Jonas Vilela, Tiago Evangelista, Sabrina Vilela, Débora Pontes, Silvana Martins, Silmara, Simone, Maria Júlia, Maria Alexandra.

PROJETO DÉBORA – “Mães de joelhos filhos de pé” todas as quintas às 15:00 às irmãs da igreja se reúnem com propósito de orar pelos seus filhos, igreja, cidade, etc.

GRUPO FAMILIARES – Em 2017 a Igreja visando a comunhão, adoração, oração, edificação e a evangelização de forma mais efetiva começou a trabalhar com pequenos grupos ou células e hoje já temos os seguintes grupos: Grupo Ebenézer, Grupo Shalom, Grupo Doulos e Célula Jovem.

PROJETO ALFA – visando alcançar as crianças e adolescentes do bairro através do esporte, foi criado o Alfa Futebol Clube(Pr. Eli Vieira, Presb. Diego Batista e irmão Filipe Ferreira).

CONGREGAÇÕES – assim como a IP Filadélfia foi criada e apoiada pela Igreja Presbiteriana de Heliópolis, tem apoiado e trabalhado em parceria com o Projeto Novos Campos buscando alcançar almas para glória de Deus nos campos das cidades de Caetés e Lagoa do Ouro. Congregação em Caetés – Missionário Willam César e cooperadores Reginaldo e sua esposa Mariá; Congregação em Lagoa do Ouro – Missionária Magali Fonseca e cooperadoras as missionárias Cristiane e Rayne Dayse.

Nossos Valores

A Igreja Presbiteriana Filadélfia(IPB) é uma igreja protestante, reformada e de orientação calvinista presbiteriana, ou seja, é governada por um conselho de homens escolhidos pela comunidade dos membros, chamados de “presbíteros”. A IPB foi fundada em 1859 pelo missionário Ashbel Green Simonton, que chegou ao Rio de Janeiro no dia 12 de Agosto. Sob esses valores reformados e a aliança com a IPB, nascemos como igreja local em 28 de setembro de 2002.

NOSSA VISÃO

Ser uma grande igreja, centrada no Evangelho da graça, fiel a Deus e a Bíblia, relevante ao seu contexto urbano e comprometida com a evangelização de pessoas.

NOSSA MISSÃO

Glorificar a Deus, por meio da adoração verdadeira, evangelizar as pessoas, viver em comunhão, educar para vida, assistir o ser humano em suas necessidades e crescimento espiritual dos seus membros.

Valores e Princípios

SOBERANIA DE DEUS – O nosso Deus é o criador, governa e dirige todas as coisas no céu e na terra

Solo Christus – Cremos que Jesus Cristo é o único meio da salvação para o ser humano, pois ele realizou a obra necessária à salvação total e completa.

Sola Scriptura – . Cremos que a Bíblia é inspirada e inerrante, a única regra infalível de fé e pratica.

Sola Gratia – A salvação é pela graça por meio da fé, os pecadores não tem reivindicações a fazer a Deus, se ele  nos salva é tão somente pela graça.

Sola Fide – A justificação é somente pela graça, somente por intermédio da fé, somente por causa de Cristo.

Soli Deo Gloria – Devemos viver a nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente.

 DOCUMENTOS DOUTRINÁRIOS

    1.Escritura Sagrada, única regra de fé e prática

  1. Confissão de Fé

  2. Catecismos, exposição fiel das Escritura

Autor Pr. Eli Vieira

1- Informações fornecidas pelos presbíteros José Cícero e Matosalém Evangelista.

2-Ata de nº 1  da Junta Administrativa

3- Ata de nº 27 da Junta Administrativa.

%d blogueiros gostam disto: