Breve História da Igreja Presbiteriana Filadélfia

Origem da Igreja Presbiteriana Filadélfia

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 8 pessoas

No dia 28 de setembro de 2017 a Igreja Presbiteriana Filadélfia comemora 15 anos de organização.Durante o mês de setembro estivemos rendendo graças ao Senhor pelo nosso aniversário, com o lema: ”Um mês de Gratidão por quinze anos de bênçãos” e contamos com a participação dos preletores Dr. Arthur Cortez(IV IP de Garanhuns), Pr. Eli Vieira(pastor da IP Filadélfia), Pr. Wallace Rodrigues(IV IP de Garanhuns) e Pr. Josivan Martins(IP Lajedo-PE) e contamos com a participação dos Grupos de Louvor da nossa igreja e das irmãs Isabel Chalegra e Eliane Salvador e também contamos com a participação do pastor Jayme Barros, pastor Jadson Cunha e das Congregações de Caetés e Lagoa do Ouro.


Breve História da Igreja Presbiteriana 
 Filadélfia

Origem da Igreja Presbiteriana Filadélfia

No primeiro semestre de 1990, foi recebido pelo conselho da Igreja Presbiteriana de Heliópolis um grupo de jovens, oriundos da Igreja Presbiteriana Fundamentalista Monte Sinai, que passou a reunir-se durante os dias da semana na residência dos irmãos; Odete Correia Braga e seu filho Moisés Braga, na Rua Diário de Pernambuco bairro de Heliópolis Garanhuns.

No mesmo ano passamos a congregação da referida igreja, após dois anos na residência dos irmãos Odete e Moisés, mudamos para COHAB I Rua L na residência da irmã Doraci Batista, onde passamos seis meses, no segundo semestre de 1992, passamos a funcionar com endereço fixo, no bairro de Heliópolis loteamento Jardim Petrópolis, Rua Tobias Barreto nº 30 – Garanhuns-PE.

Era um grupo de aproximadamente, trinta pessoas, em sua maioria jovens, e contávamos com o apoio das irmãs Odete Braga, Nair Maria dos Santos e Doraci Batista, que nos ajudaram na caminhada.
O primeiro evangelista da Congregação foi o irmão Claudionor Evangelista dos Santos, outros irmãos cooperaram com o trabalho em seu início como o seminarista e atualmente pastor Hamilton Rodrigues, o missionário Neto Terra Nova¹.

Com o apoio da Igreja Presbiteriana de Heliópolis no período do pastorado do Rev. Maely Ferreira Vilela a Congregação se fortaleceu e começou a crescer então foi organizada Junta Administrativa que era composta pelos seguintes irmãos: José Cícero da Silva, José Antônio Felix, Moisés Braga Júnior, Matosalém Evangelista e pelo Seminarista Samuel Vitorino da Silva².
No pastorado do Rev. José Ernando Pereira de Vasconcelos a Igreja Presbiteriana continuou apoiando os trabalhos da congregação. No ano 2000 a Congregação teve como pastor o Rev. Luiz Carlos Bueno que trabalhou com os irmãos. Em 2001 recebeu o missionário Carlo Ribeiro Novais.
No dia 11 de fevereiro de 2001 a mesa administrativa recebeu a presença do Conselho da Igreja Presbiteriana de Heliópolis (ata de nº7 da Junta administrativa), constando com a presença do Rev. José Ernando Pereira de Vasconcelos, Pb. Hercílio Jorge Rodrigues de Melo e Pb. José Teixeira Vilela e registra-se um voto de apreciação pela aquisição de 10 bancos de madeiras do IBN. O missionário continuou na liderança da Congregação até o mês de setembro do ano dois mil e dois (09/2002).
A última reunião da Junta Administrativa da Congregação Presbiteriana Filadélfia aconteceu no dia 11 de setembro de 2002 e sob a presidência do missionário Carlo Ribeiro Novais e dos membros Pb. Moisés Pereira Braga Júnior, dos diáconos José Cícero da Silva e Antônio Felix da Silva e do irmão Matosalém Evangelista dos Santos, onde decidiram concluir a frente do templo, adquirir oito bancos plásticos para uso do Departamento Infantil bem como a pintura da classe térrea do Departamento Infantil³

A Organização da Igreja Presbiteriana Filadélfia

Com o crescimento e fortalecimento da Congregação Presbiteriana Filadélfia o Presbitério de Garanhuns decidiu organizá-la em Igreja. E as dezenove horas e quarenta minutos do dia 28 de setembro de 2002 no salão de cultos da Congregação Presbiteriana Filadélfia, reuniu-se a comissão executiva do Presbitério de Garanhuns sob a presidência do vice-presidente Pb. José Antônio Lima de Araujo, verifica-se a presença dos seguintes membros membros da mesa: Rev. Irineu ferreira da Silva secretário Executivo, Rev. Alexander Oliveira Paes segundo secretário, Rev. José Ernando Pereira de Vasconcelos tesoureiro e ausentes o presidente Rev. Edson Dantas de Oliveira e do primeiro secretário Presb. José Barbosa da Silva Neto, conforme cópia da ata de organização da igreja abaixo.

Eleição dos Oficiais – Foram eleitos os seguintes presbitteros: José Cícero da Silva, Warcy Ubirajara Alves e Matosalém Evangelista e diáconos: Rogério Natalício, Edivaldo Vicente e Jocinaldo Bezerra, estes foram os primeiros oficiais da Igreja Presbiteriana Filadélfia.

Pastores da Igreja Presbiteriana Filadélfia

O primeiro pastor da nova igreja foi o Rev. José Ernando Pereira de Vasconcelos designado pelo presbitério. No dia 13 de novembro de 2002 em sua segunda reunião o conselho decidiu marcar a eleição pastoral para o dia  oito de dezembro de 2002 e apresentou o nome do Rev. Suetônio  de Souza Leão Araujo como candidato do conselho, e fora dada oportunidade a igreja para apresentação de nomes até o dia 30 de novembro de 2002. Os membros da igreja apresentaram o nome do Rev. Esdras Cordeiro e Silva. A eleição seria para um período de  de dois anos. Mas o pastor Suetônio como a pastor Esdras terminaram não concorrendo a eleição. A assembleia foi realizada ás 21:00 do dia 22 de dezembro de 2002 foi constatado a presença de 23 membros comungantes onde foi eleito o Bel. Francisco das Chagas dos Santos.

Nossos Valores

A Igreja Presbiteriana Filadélfia(IPB) é uma igreja protestante, reformada e de orientação calvinista presbiteriana, ou seja, é governada por um conselho de homens escolhidos pela comunidade dos membros, chamados de “presbíteros”. A IPB foi fundada em 1859 pelo missionário Ashbel Green Simonton, que chegou ao Rio de Janeiro no dia 12 de Agosto. Sob esses valores reformados e a aliança com a IPB, nascemos como igreja local em 28 de setembro de 2002.

NOSSA VISÃO

Ser uma grande igreja, centrada no Evangelho da graça, fiel a Deus e a Bíblia, relevante ao seu contexto urbano e comprometida com a evangelização de pessoas.

NOSSA MISSÃO

Glorificar a Deus, por meio da adoração verdadeira, evangelizar as pessoas, viver em comunhão, educar para vida, assistir o ser humano em suas necessidades e crescimento espiritual dos seus membros.

Valores e Princípios

SOBERANIA DE DEUS – O nosso Deus é o criador, governa e dirige todas as coisas no céu e na terra

Solo Christus – Cremos que Jesus Cristo é o único meio da salvação para o ser humano, pois ele realizou a obra necessária à salvação total e completa.

Sola Scriptura – . Cremos que a Bíblia é inspirada e inerrante, a única regra infalível de fé e pratica.

Sola Gratia – A salvação é pela graça por meio da fé, os pecadores não tem reivindicações a fazer a Deus, se ele  nos salva é tão somente pela graça.

Sola Fide – A justificação é somente pela graça, somente por intermédio da fé, somente por causa de Cristo.

Soli Deo Gloria – Devemos viver a nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente.

 DOCUMENTOS DOUTRINÁRIOS

    1.Escritura Sagrada, única regra de fé e prática

  1. Confissão de Fé

  2. Catecismos, exposição fiel das Escritura

  • Bibendum Magna Porta Tortor

    Vestibulum id ligula porta felis euismod semper. Cras mattis consectetur purus sit amet fermentum. Maecenas faucibus mollis interdum.Nullam id dolor id nibh ultricies vehicula ut id elit.
  • Ligula Bibendum Ullamcorper

    Donec ullamcorper nulla non metus auctor fringilla. Maecenas faucibus mollis interdum. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Donec ullamcorper nulla non metus auctor fringilla. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.
  • Tortor Ipsum Dapibus

    Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Morbi leo risus, porta ac consectetur ac, vestibulum at eros. Curabitur blandit tempus porttitor. Curabitur blandit tempus porttitor.
  • Mollis Nullam Elit

    Duis mollis, est non commodo luctus, nisi erat porttitor ligula, eget lacinia odio sem nec elit. Vestibulum id ligula porta felis euismod semper. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue.
  • Risus Justo Cras Cursus

    Vestibulum id ligula porta felis euismod semper. Nullam id dolor id nibh ultricies vehicula ut id elit. Cras mattis consectetur purus sit amet fermentum. Morbi leo risus, porta ac consectetur ac, vestibulum at eros.
  • Bibendum Adipiscing Commodo

    Aenean lacinia bibendum nulla sed consectetur. Sed posuere consectetur est at lobortis. Aenean eu leo quam. Pellentesque ornare sem lacinia quam venenatis vestibulum. Donec ullamcorper nulla non metus auctor fringilla.
  • Euismod Porta Ridiculus

    Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Duis mollis, est non commodo luctus, nisi erat porttitor ligula, eget lacinia odio sem nec elit. Donec ullamcorper nulla non metus auctor fringilla.
%d blogueiros gostam disto: